sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O que faz um Teólogo?

O que faz um Teólogo?
Desde do início dos tempos o homem enfrentou e enfrenta problemas relacionados com a sua fé, em Deus, Jesus e a religião pagã. O que deu origem a algumas perseguições. Como consequência disso, homens cultos e filósofos cristãos começaram a debater com os filósofos pagãos as verdades sobre a fé crista, esclarecendo que esta não era prejudicial à sociedade.
Surge, assim, a figura do Teólogo: um homem ( em alguns momentos da história houve também mulheres) letrado, culto, versado em filosofia grega e latina, e às vezes, em direito romano, e acima de tudo um homem de fé.
O primeiro teólogo do qual temos conhecimento foi Justino Mártir (séc. II). Os primeiros teólogos receberam o nome de apologistas ( defensores da fé) e viveram no período que se estendeu até o séc. IV. Nasceu assim, a profissão de Teólogo, uma pessoa que deveria dar para si mesmo e para os outros, o testemunho de sua fé, enfrentando o perigo de morrer por ela.
Com o decorrer dos anos surgiram teólogos dentro das mais diversas crenças religiosas e dentre eles, o Teólogo Espírita, surgindo a indagação: O que é o teólogo espírita? Que seria a Teologia Espírita?
A teólogia espírita é um pensar teólogico conduzido pela Doutrina Espírita que remete ao estudo da divindade, de seus atributos e da criação, obedecendo a capacidade cognitiva do homem. Além disso, a Teólogia Espírita estuda todos os fundamentos do Espiritismo que são: Deus e a creação, Jesus e a moral cristã, livre – arbítrio, mediunidade, reencarnação.
Compete ao Teólogo Espírita estudar o comportamento, pensamento e ações do homem. Não pode ser tendencioso, porém ser coerente com sua crença e pontos de vista. Deve ser humilde pois sabe que mesmo conhecendo muito, ainda não sabe tudo e que tem muito a aprender, devendo construir entendimentos diferentes.
É bom lembrar que o Teólogo Espírita não é salvacionista como a Religião Espírita não é. Ele não pode salvar o espírito, o que faz é uma pesquisa sistemática entre a Ciência, Filosofia e Religião.
Verifica-se então que o papel primordial que o Teólogo Espírita representa é o de trabalhar o homem como ser integral: no aspecto físico, mental, intelectual, emocional, psíquico e espiritual. Deve procurar motivar as partes envolvidas no seu trabalho e desenvolver, de forma potencial a própria sociedade, fornecendo instrumentos e instruções de valores que por vezes são deixados de lado.
O educador espírita pode ensinar através de métodos fáceis, contudo, deve pautar -se principalmente na sua conduta porque se a mesma não estiver de acordo com o que ensina, ninguém se importará com ele, isto porque os valores humanos não são passíveis de serem obtidos de um texto nem comprados em supermercados. Lembrando que o melhor meio de educar é pelo exemplo, procurando ser honesto, caridoso; tolerante, seguindo o exemplo pedagógico de Jesus.
Jesus pronunciava os ensinamentos de forma compreensível para todos sempre nas ocasiões oportunas. Seus ensinos eram claros. Criava figuras metafóricas e buscava exemplos na vida cotidiana para esclarecer o seu pensamento.
Nos dias atuais ocorre o contrário com as escolas. Estas possuem vários professores para as diversas disciplinas ministradas de: História, de Geografia, de Matemática, etc.
O professor de geografia explica através de mapas como um povo vive. O de matemática explica o raciocínio lógico. O de história narra os fatos passados na vida de um povo. Somente o professor de Educação Física demonstra a seus alunos o que devem fazer.
Assim como o professor de educação física que se apresenta para a turma toda, também o Teólogo Espírita deve demonstrar à sua própria maneira, a verdade, a validade daquilo que ensina, que aconselha, pensando e falando com coerência ou não haverá harmonia entre pensamento, palavra e ação.
A proposta do Teológia Espírita não é a de ensinar espiritismo. Não se trata de fazer proselitismo porque ele deve ter um jeito todo especial de ensinar que seja aplicável a qualquer ser humano, com qualquer tendência filosófica e religiosa.
A educação espírita não pode ser neutra em relação aos valores. Isto não quer dizer que deva ser dogmática e rígida em seus princípios, mas que o homem seja coerente, integro, que aja de acordo com os princípios que defende.
Enfim, a função do educador espírita é despertar sem imposição, o impulso de auto – educação no educando. Devendo possuir, para isso, grande afectividade, princípios éticos fortes e extremo respeito pela individualidade de cada um.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite Senhorita Karla

Venho por meio desta comunicação o qual com muito orgulho deixo minhas verídicas palavras quanto ao curso de Teologia Espírita o qual vossa senhorita se diz graduada (bacharel).
É de grande importância saber que o Ministério da Educação não reconheçeu o curso que vossa senhorita se diz formada. Isso são informação do próprio(MEC). A população curitibana não estava ciente que já em 2007 havia uma turma formada de Teologia Espírita com colação na Reitoria da Universidade Federal do Paraná. Observei um flyer (falec.br) o qual divulgado na faculdade dr. Leocádio José Correia o qual pronunciava que a primeira turma a iniciar-se seria no ano de 2012. Existe informações concretas e verídicas, inclusive documentadas em Diário Oficial da União o qual deixa esclarecido que a FALEC tem reconhecida somente ao teologo o curso de Teologia isolado. Espero vossa compreensão em acessar um site o qual informado e verídico quanto as fontes que expôe, coloca claramente que o curso de Teologia Espírita esta ilegalmente contra as normas do Ministério da Educação, o qual deixa expressado pela portaria nº. 2.501 de 30/08/2002 e em Diário Oficial de 02 de setembro de 2002 nº 169 que Paulo Renato Souza autoriza o funcionamento do curso de Teologia e não Teologia Espírita. Essa portaria é expressada também em documento da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, (http://www.sbee.org.br/documentos/DS25.pdf) o qual deixa esclarecido que tal portaria é a autorização ao funcionamento do curso na instituição.
Espero que entre em contato com a faculdade para melhores informações. Perante tais informações do site, os responsáveis já foram notificados.

http://espiritosnuncamais.blogspot.com/2011/12/farsa-foi-descoberta-faculdade-dr.html

Anônimo disse...

Eu sei muito bem, que deus não é palavra e que você é uma endogâmica mentirosa, charlatanista que me enganou. Te odeio. Ou será que esqueçeu que Bem é o teu criador?